Cozinha às Cegas
Maggi
Cozinha às Cegas
Maggi
Com o objetivo de ajudar a promover a autonomia de pessoas com deficiência visual, por meio da culinária, a Maggi e a unidade de Receitas Nestlé apresentam o projeto “Cozinha às Cegas”, em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos.
Criada pela Publicis Brasil, a ação é composta por um guia sensorial de 130 páginas, que pretende estimular o tato, com ilustrações em relevo dos pratos e impressão em braile; o olfato, com os aromas das especiarias mencionadas nas receitas; a visão, por meio de um design que permite que pessoas com baixa visão possam ler o conteúdo; e a audição, com botões que emitem sons dos instrumentos a serem utilizados no preparo e com a versão em audiobook; além do paladar, por conta do preparo das receitas contidas no livro;
A Nestlé completa 100 anos no Brasil e a publicação foi desenvolvida alinhada à filosofia de Maggi, de que “cozinhar é algo que todos podem e devem participar”.
“Com o endosso da Fundação Dorina, uma das principais instituições vinculadas à causa da inclusão de pessoas com deficiência visual, a Maggi pôde levar toda a beleza de se preparar suas próprias receitas a um público que acabava ficando distante desse universo e prova que cozinhar é, sim, para todos”, pontua Carine Mahler, diretora de branding e comunicação da Nestlé.
O guia, que tem transcrição em braille e QR Code para áudio descrições em todas as páginas, vem dividido em três partes centrais: conceitos básicos da cozinha, 15 receitas e instrumentos físicos que auxiliam o preparo.
“Este trabalho representa uma maneira inovadora da marca Maggi expressar seus valores, sua preocupação e cuidado, tanto com o consumidor quanto com a culinária”, defende Domenico Massareto, CCO da Publicis.
“Para a produção do livro envolvemos empresas de tecnologia e impressão 3D, fornecedores de aromas e produtora de áudio. Um trabalho extremamente complexo e detalhado que levou mais de um ano de produção”, ressalta Gustavo Victorino, diretor-executivo de criação.
O guia estará disponível às 1.500 pessoas assistidas pela Fundação Dorina, em São Paulo, quando os atendimentos presenciais forem retomados.
Ficha Técnica
Projeto: Cozinha ás Cegas
Cliente: Maggi
Parceria: Publicis
Cannes Lions:
Bronze (Craft)
Shortlist (Direct)
Shortlist (Design)